4 exercícios para aumentar longevidade com saúde





Quer manter a longevidade lá em cima e viver uma vida plenamente saudável e longa? Não basta ter apenas uma boa alimentação, é preciso cuidar do corpo! Confira a seguir alguns exercícios que vão te ajudar a conquistar a longevidade e a saúde.


Antes de tudo, é importante pensar na respiração. Não importa que exercício vá praticar, por mais simples que seja, a respiração sempre vem em primeiro lugar. Saber respirar certo é o meio de acertar no exercício e conseguir os resultados que deseja.

Por isso, antes de praticar os exercícios citados neste artigo, foque em si mesmo e em sua respiração. Lembre-se sempre de que você deve inspirar e expirar apenas com o nariz. Caso tenha dúvidas de como respirar corretamente durante o exercício, conte até três ao inspirar e até seis ao expirar.

E se você nunca praticou exercícios físicos, siga o próprio ritmo. Não force seu corpo a fazer coisas que não consegue. Não queremos acidentes, então não tenha vergonha de parar caso sinta alguma dor ou incômodo. Todos os exercícios citados aqui devem obedecer a uma sequência de 21 repetições. Caso não esteja acostumado com atividades físicas, você pode fazer as repetições de sete em sete.

 

Exercício 1

Fique em pé com a coluna reta e levante os braços até a altura dos ombros. Agora, gire por 21 vezes ou até se sentir levemente tonto (se você estiver confortável para se sentir assim). Ao terminar os giros, procure ficar parado e se recuperar da tontura. O propósito desse exercício é reativar as suas memórias de infância. Você não precisa girar o mais rápido possível, apenas o suficiente para trazer essas memórias (ou ficar levemente tonto). Não se esqueça de focar na respiração enquanto gira.





 

Exercício 2

Deite-se no chão com as palmas das mãos voltadas para o chão. Agora, levante as pernas e o tronco ao mesmo tempo. Inspire ao levantar as pernas e cabeça, expire ao abaixar as pernas e cabeça. Ao iniciar o exercício, dobre as pernas até sentir os músculos da barriga contraindo e procure levantar e abaixar as pernas na mesma velocidade que faz com a cabeça. Se você se sentir desconfortável enquanto faz o exercício, pode colocar as suas mãos debaixo dos glúteos, servindo de apoio.

 

Exercício 3

Ajoelhe-se com as canelas esticadas, braços rentes ao corpo e apontados para baixo e as palmas das mãos encostadas nas coxas. Então, encoste o seu queixo em direção ao peito e comece a respirar, movimentando a cabeça para trás e colocando os braços nas costas, enquanto as apoia no tronco. Durante a expiração, movimente-se para frente fazendo o movimento contrário, voltando à oposição inicial.

Durante o exercício, procure usar o peso da sua cabeça para se inclinar para frente de forma mais fácil, evitando forçar o queixo em direção ao peito. Ao fazer o movimento para trás, use a mesma técnica, utilizando apenas o peso da cabeça para movê-la para trás. Conforme for se acostumando com o exercício, você conseguirá trazer suas escápulas bem perto uma da outra quando fizer o movimento para trás. Caso tenha problema para se concentrar no exercício, tente realizá-lo de olhos fechados.

 

Exercício 4

Sente-se no chão, com as pernas esticadas e as palmas de suas mãos rentes ao corpo, voltadas para o chão. Comece a mover a cabeça em direção ao queixo e, em seguida, faça o movimento de “mesa” (ficar montado nos quatro membros com a barriga virada para cima). Inspire quando estiver levantado do chão e expire conforme voltar à posição inicial do exercício.

É importante que você vá do começo ao fim da pose durante o exercício todo, sem errar. Para evitar problemas nos pulsos, faça um aquecimento antes de iniciar o exercício. Caso não consiga aguentar o peso do próprio corpo, faça o exercício do seu próprio jeito até se acostumar e, depois, vá acertando a posição.

Praticando esses exercícios regularmente, você conseguirá uma vida longa e saudável.

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Autor: RhuanFlavio

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