5 exames médicos que ajudam a aumentar longevidade com saúde





Com o avanço da idade, o nosso corpo começa a ficar desprotegido contra certas doenças. Por isso é necessário sempre realizar uma série de exames para prevenir as doenças a fim de ter uma vida perfeita e longa com saúde.

Quais são os exames médicos que ajudam a aumentar a longevidade? no post de hoje, abordaremos esta questão, detalhando a lista dos exames mais fundamentais para que a sua saúde se mantenha em equilíbrio e em alta. Confira:

A blue stethoscope on a cardiogram

A importância dos exames médicos

Os exames médicos garantem que a saúde do paciente esteja em dia. Em uma consulta, o exame médico serve para identificar fatores que podem influenciar no tratamento. Determinadas patologias também podem ser detectadas, assim como quando o paciente relata que é filho de pais diabéticos.

A partir dessa informação, é sugerido que sejam feitos os exames para analisar as possíveis alterações metabólicas.  Acompanhe a seguir o rol dos principais exames.

Exames médicos que aumentam a longevidade

Realizar exames médicos é uma ótima alternativa para prevenir de doenças e aumentar a longevidade com saúde. Abaixo, listamos os exames médicos que contribuem para isso. Veja:

 

  • Colesterol e triglicerídeos

 

Os exames de sangue para a checagem das taxas de colesterol e triglicerídeos devem ser feitas anualmente, principalmente depois dos 40 anos, pois ajudam na prevenção do infarto. Atualmente, as doenças do coração fazem 300 mil vítimas ao ano, seja em homem ou mulher.

 

  • Glicemia em jejum

 

É um exame de sangue muito importante que deve ser realizado com o paciente em jejum de oito horas. Analisando a taxa de açúcar no sangue é possível diagnosticar portadores de diabetes, doença crônica que é mais bem administrada quanto antes for diagnosticada.





 

  • Eletrocardiograma

 

Dependendo das indicações do médico cardiologista, o eletrocardiograma deve ser acompanhado de teste ergométrico, usado como rastreador de alterações do ritmo cardíaco durante esforços físicos. Esse teste está frequentemente associado a doenças arteriais coronariana à angina e ecodopplercardiograma, ultrassom do coração que permite checar a anatomia do órgão, a função de inúmeras estruturas cardíacas e as suas dimensões.

Com ele é possível diagnosticar as alterações relacionadas a coronariopatias (artérias), hipertensão arterial, disfunções nas válvulas do coração e miocardiopatias (músculo cardíaco).

 

  • Ultrassom do abdômen

 

Esse exame é muito importante para detectar aneurisma de aorta. Para homens fumantes, o primeiro exame deve ser realizado a partir dos 50 anos, já para outros grupos apenas por orientação médica.

O paciente só precisa realizar esse exame no caso de identificação de algum problema na artéria.

 

  • Controle da tireoide

 

Depois dos 30 anos, as mulheres tendem três vezes mais a desenvolver distúrbios da tireoide, principalmente o hipotireoidismo. Em alguns casos, a paciente nota certa dificuldade em perder peso, enfraquecimento das unhas, queda de cabelo e sonolência excessiva. A tireoide pode ser diagnosticada por um simples exame de sangue em que são feitas as dosagens de hormônios tireoidianos T3, T4 e TSH.

Entretanto, quando o médico endocrinologista suspeita a presença de nódulos, pode ser sugerida a realização de exames complementares, assim como a ultrassonografia, cintilografia e até mesmo biópsia.

Vale lembrar que os homens também devem realizar esse exame quando for solicitado pelo médico.

Esses são os exames médicos que ajudam a aumentar a longevidade com saúde. É muito importante fazer um check-up anualmente, pois você estará se cuidando e se prevenindo de doenças. Portanto, olho vivo para esse hábito e se cuide sempre!

Gostou do artigo sobre exames médicos que ajudam a aumentar longevidade com saúde? Então, deixe o seu comentário e continue com o nosso blog. Aqui você encontra tudo para a sua saúde e bem-estar, não perca nenhuma postagem!





Autor: RhuanFlavio

Compartilhe este artigo no