5 hábitos de saúde para ensinar aos filhos





Todas as pessoas gostam de se sentir limpas, indo desde dentes brancos e bem escovados até os cabelos bem penteados e lavados. Convencer uma criança a manter bons hábitos de higiene pode ser um desafio, ensiná-los a praticar esses hábitos pode exigir paciência e esforço. Nesse artigo falaremos sobre os hábitos de saúde para ensinar aos filhos.

Como ensinar os hábitos de saúde aos filhos?

Procure começar pelo básico e faça com que esses momentos sejam divertidos. Deve-se dar o exemplo às crianças para perceberem que, além dos hábitos serem importantes, essas tarefas não devem ser separadas da sua rotina. É muito importante sentar com as crianças e explicar a importância dos hábitos de saúde, e o quanto ajuda a prevenir doenças. Tenha paciência com elas, aos poucos elas vão adquirindo esses hábitos de saúde.

Hábitos de saúde que devo ensinar aos filhos

Abaixo listamos os hábitos de saúde importantes para ensinar aos filhos. Veja:

 

  • Lavar sempre as mãos

É muito importante ensinar as crianças o hábito de lavar as mãos antes e depois das refeições, e até mesmo depois de utilizar o banheiro. Esse hábito é importante, pois as crianças vivem brincando e até mesmo com as mãos no chão. Os vírus são transmitidos com facilidade pelas mãos e por isso as crianças estão mais sujeitas as doenças. Para tornar esse hábito mais divertido, cante músicas enquanto a criança lava as mãos, compre sabonetes que tenham cheiros atraentes, que sejam coloridos e que tenham formatos diferentes.





 

  • Tomar banho todos os dias

As crianças correm e brincam e isso provoca transpiração e sujeira no corpo, o ideal é que elas tomem banho todos os dias pelo menos uma vez. O banho não é somente por questão estética, ele ajuda a evitar a acumulação de micro-organismos que são capazes de provocar doenças. Por isso é muito importante que o corpo esteja sempre limpo.

 

  • Cuidar da saúde oral

Esse é um dos hábitos de saúde mais importantes no qual as crianças devem realizar todos os dias, pelo menos três vezes por dia. Todos nós conhecemos os problemas que ocorrem caso tenha pouca atenção à higiene dentária, e as cáries são um desses problemas, podendo provocar infecção da zona pendental, dores fortes e até mesmo destruição dos dentes. Procure assegurar que a criança possua uma escova e pasta de dente adequada a sua idade, acompanhe o mesmo no momento de escovar os dentes ensinando-o corretamente como fazê-la dominar este hábito. Além disso, é importante fazer uma visita ao dentista, pelo menos uma vez ao ano.

 

  • Boa alimentação

É muito importante ensinar as crianças a terem o hábito de saúde de optar por uma boa alimentação, pois ela é fundamental no desenvolvimento e no crescimento das crianças. Ensine-as a lavar os alimentos que precisam ser lavados antes do consumo como as frutas com casca, acondicionar os alimentos da melhor forma possível protegendo-os da poeira e da sujidade, e o mais importante é ensinar que os alimentos que caíram no chão não devem ser consumidos.

 

  • Cuidar e verificar o cabelo

É muito importante esse hábito de manter os cabelos limpos e arranjados, mas é também preciso vigiar e prevenir o aparecimento de parasitas. As gorduras e as poeiras são atraídas para o cabelo o que gera camadas de sujidade no couro cabeludo podendo ficar visível e ser altamente prejudicial para a respiração da pele e altamente atrativo para a fixação dos parasitas. Todo esse cuidado é importante principalmente na idade escolar para evitar problemas como os piolhos. Ensine à seus filhos o hábito de lavar bem os cabelos para evitar esses problemas.

Esses são os hábitos de saúde que devem ser ensinados aos filhos. Gostou do artigo? Deixe o seu comentário e continue com o nosso blog!





Autor: RhuanFlavio

Compartilhe este artigo no