5 melhores atividades para a longevidade com saúde





A prática de atividades físicas regulares é um dos principais fatores para a longevidade e uma vida saudável. Com o envelhecimento, cada vez mais o bem-estar e a saúde das pessoas de terceira idade está em pauta. Mas, quais são as atividades para a longevidade com saúde? Neste artigo, citaremos as melhores atividades físicas para ter uma vida longa e saudável.

Atividades para a longevidade com saúde

Qual tipo de atividade eu devo praticar para obter a longevidade com saúde? A resposta é a atividade física que você desejar e sinta mais prazer ao realizá-la.

A atividade física traz diversas vantagens em qualquer idade, e quando se é praticada na terceira idade, ela trabalha com a aptidão aeróbica, flexibilidade, força muscular, resistência, etc. Além disso, combate a osteoporose, arteriosclerose e obesidade. Também proporciona ao idoso a chance de confiar em sua própria competência.
Abaixo, listamos as melhores atividades para a longevidade com saúde. Veja:

 

  • Musculação

 Uma pesquisa feita pela Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, avaliou durante cinco anos a rotina de atividades de 30 mil idosos. Os cientistas descobriram que os que praticaram exercícios de força pelo menos duas vezes por semana dentro desse período cortaram a metade da probabilidade de falecer em decorrência de problemas que atingem as pessoas nessa faixa etária.





 

  • Natação

Uma das atividades que pode ser realizada a qualquer fase da vida. Para os idosos, ajuda a melhorar a capacidade cardiorrespiratória e o condicionamento físico. A natação é capaz de estimular todos os grupos musculares e favorece o fortalecimento da estrutura física. O contato com a água ainda oferece proteção às articulações do corpo, sem impacto.

 

  • Caminhada

Essa atividade é de baixa intensidade e é uma ótima opção para os idosos. Auxilia na melhora da circulação e na atividade do coração, além de diminuir os riscos de problemas cardíacos. A caminhada também diminui as gorduras localizadas, tornando-se uma excelente atividade para aqueles que são sedentários e querem iniciar um programa de exercícios no dia a dia.

 

  • Ginástica ou dança

Essas atividades são excelentes alternativas para aqueles que possuem dores crônicas. É uma ótima maneira para manter o corpo em funcionamento e exigem interação e compromisso, o que traz muitos benefícios para a mente.

 

  • Bicicleta

Seja em uma bicicleta ergométrica ou nas ruas das cidades ou parques, essa atividade é capaz de melhorar o corpo e a mente. As pedaladas trazem diversos benefícios em longo prazo, especialmente ao equilíbrio exigido. Com a prática dessa atividade regularmente, os riscos de doenças cardiovasculares e o aumento das taxas de gordura corporal diminuem.

Recomendações para a prática de atividades

Existem algumas recomendações que devem ser observadas para a adequada e segura realização de atividades, assim como: utilizar roupas e calçados adequados, realizar as atividades somente quando houver bem-estar físico, não realizar caso esteja em jejum, evitar fumo e o uso de sedativos, respeitar os limites do corpo e dar preferência aos carboidratos antes da atividade, uma vez que eles dão mais energia ao organismo.

Essas são as melhores atividades para a longevidade com saúde. Independente da atividade que for escolher, lembre-se que ela deve ser associada a uma alimentação adequada e equilibrada e ao descanso de 24 a 72 horas. Além de proporcionarem longevidade com saúde, as atividades garantem estímulo para a atividade mental, deixando-nos mais comunicativos e alegres, combatendo a depressão e aumentando a nossa autoestima.

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Autor: RhuanFlavio

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