5 vitaminas essenciais para saúde infantil





O cuidado com a alimentação infantil é algo muito importante e que as mães naturalmente já sabem e fazem. Há um ditado que diz que “comida de mãe sempre tem mais sabor”, o que é verdade, mas será que o alimento do dia a dia possui todas as vitaminas essenciais para a saúde infantil? Nesse artigo falaremos sobre as vitaminas que não devem faltar na alimentação das crianças e onde elas são encontradas.

Vitaminas essenciais para saúde infantil

Abaixo listamos as vitaminas essenciais para a saúde das crianças. Veja:

 

  • Vitamina A

É a vitamina mais importante para a visão. Ela desempenha um papel importante na visão com pouca luz e com as cores. Mas, além disso, a vitamina A é muito importante no crescimento e na manutenção de outros órgãos, assim como a pele e os ossos. A ausência de vitamina A provoca alterações nos olhos que aparecem aos poucos. A principal característica é a criança possuir dificuldade para ver com pouca luz, ou seja, à noite, e também em distinguir as cores. Nos casos mais graves, ocorre uma secura exagerada da pele e dos olhos que pode causar a formação de cicatrizes.

 

  • Vitamina C

Ela é essencial para o funcionamento de diversos órgãos e na formação de inúmeros componentes do organismo. Graças a vitamina C a criança pode possuir dentes mais saudáveis, ossos resistentes e músculos fortes. A vitamina C também é muito importante para a resistência às infecções, na capacidade do organismo em estancar uma hemorragia e na cicatrização das feridas. A falta de vitamina C pode causar uma doença chamada de escorbuto, que provoca deformações nos ossos e nas articulações, incapacidade de resistência mesmo às infecções mais banais, problemas dentários e dificuldade em suster hemorragia.





 

  • Vitamina D

Ela é uma das vitaminas mais importantes. A vitamina D é essencial para a constituição dos ossos e dentes, sem ela a criança não consegue crescer naturalmente. A falta da vitamina D provoca uma doença chamada raquitismo, onde a criança não cresce normalmente e os ossos não possuem resistência. A vitamina D é a única que não é produzida pelo corpo, pois ela é produzida na pele sempre que ela fica exposta aos raios do sol.

 

  • Vitamina K

Essa vitamina é muito importante para a coagulação do sangue. A falta da vitamina K pode fazer com que qualquer ferida, mesmo a mais pequena, não pare de sangrar. A vitamina K é aplicada nos recém-nascidos, pois eles não possuem quantidades suficientes dessa vitamina ao nascer.

 

  • Vitaminas do complexo B

É um grupo de vitaminas que são chamadas de B1, B2, B6 e B12. Essas vitaminas são essenciais para a produção de energia pelo corpo e na produção de glóbulos vermelhos pelo sangue. O mais sintomático são as dietas vegetarianas onde pode ocorrer a falta de vitamina B12, que é muito importante para a formação do sangue; a ausência dessa vitamina pode provocar uma anemia.

Onde essas vitaminas podem ser encontradas?

– A vitamina A pode ser encontrada em muitos vegetais (cenoura, espinafre, abóbora, etc.), em algumas frutas (pêssego, por exemplo), no leite, nos ovos e na manteiga;

– A vitamina C pode ser encontrada no leite materno, em frutas (laranja, acerola, mexerica, melão, limão, morangos, melancia ou kiwi), vegetais (brócolis, tomate e espinafre);

– A vitamina D pode ser encontrada em leite, cereais, vegetais e frutos (possuem pouca quantidade dessa vitamina), peixe e ovos (possuem rica fonte de vitamina D);

– A vitamina K pode ser encontrada em vegetais como no espinafre, brócolis, tomate e também no queijo;

– As vitaminas do complexo B podem ser encontradas em peixes, cereais, carnes, brócolis e espinafres.

Essas são as vitaminas essenciais para saúde infantil. Gostou do artigo? Deixe o seu comentário e continue com o nosso blog!





Autor: RhuanFlavio

Compartilhe este artigo no