6 dicas para ganhar massa muscular com saúde





O ganho da massa muscular está atrelado a dois fatores: prática de atividades físicas e boa alimentação. A dieta deve ser composta, em sua maioria, por proteínas e fibras, carboidratos integrais, verduras, frutas e legumes, como todo outro tipo de dieta saudável. Consulte um nutricionista antes de você iniciar qualquer dieta, o profissional pode ajudar melhor na elaboração da dieta para ganho muscular.

 No post de hoje, vamos apresentar algumas das nossas dicas para ajudar melhor no ganho muscular. Confira todos os detalhes a seguir:

 

 

1-  Coma refeições balanceadas uma vez a cada três horas

Uma recomendação dos nutricionistas é comer refeições balanceadas de três em três horas. Isso ajuda bastante no seu metabolismo, que fica mais ativo. Contudo, é normal que, dependendo do organismo de cada pessoa, esse intervalo seja reduzido, para que haja mais compensação na hora de consumir alimentos de alto nível calórico, a fim de poder compensá-los durante o treino.

 

2- Consuma bastante proteína de origem animal

A proteína animal é uma fonte nutritiva que ajuda o corpo a ganhar massa muscular pela sua facilidade de recuperar os músculos que sofreram microlesões por conta da prática de exercícios físicos. Assim sendo, recomendamos o consumo diário de algum alimento de origem animal para a sua dieta.

 A proteína de soro de leite, o Whey Protein é o que possui maior valor biológico e por causa disso, seu aproveitamento para o ganho muscular é maior. Por esse motivo, o Whey Protein é um dos produtos mais voltados para o crescimento da massa muscular.





 Contudo, a clara de ovos também é muito indicada para o aumento da massa muscular. A diferença que ela tem com o soro de leite é o teor relativo dos aminoácidos, a velocidade de absorção e de disponibilidade para os músculos. Lembre-se que apenas o consumo de proteínas não lhe dá ganhos musculares.

 

3- Consuma carboidratos

Além das proteínas, os carboidratos também são importantes para o ganho da massa muscular. Ele ajuda a economizar proteínas no sentido de ser destinadas à síntese muscular, fazendo com que as proteínas não sejam utilizadas como fonte de energia pelo próprio corpo.

 

4- Exercite seus músculos aos poucos

Pode não parecer, mas para quem está começando a fazer exercício de ganho muscular deve começar a fazer os seus exercícios aos poucos. O corpo deve se habituar com o tempo. Faça exercícios com frequências e pesos menores no início e, aos poucos, vá aumentando a intensidade dos treinos.

 

5- Descanse o seu corpo

Assim como todo tipo de treino a ser realizado, o descanso deve ser devidamente respeitado. A regeneração do organismo é importante para que você possa treinar no dia seguinte, especialmente no caso dos músculos, pois eles ficam com microlesões toda vez que você faz treino intensivo com eles.

 Uma boa ideia é intercalar áreas de corpo diferentes durante um dia de treino. Por exemplo, treinar braços em um dia e, no seguinte, as pernas.

 

6- Faça exercícios aeróbicos depois da musculação

Essa dica é voltada para quem já estiver fazendo exercícios musculares e aeróbicos.  Antes de praticá-los, tente queimar toda a sua energia para a musculação. Depois, faça caminhada ou corrida, com os músculos já aquecidos, pois a queima de calorias é maior. Se fizer o treino aeróbico antes, o seu organismo irá se cansar mais fácil e, assim, o ganho muscular não será tão grande. Portanto, é sempre bom ter muita atenção a esse respeito.

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Autor: RhuanFlavio

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